A vinha

Estrada de ferro de Rodeador a Diamanitna

25-07-2015 22:14
   #750127  por rafael_santiago   20 Ago 2012, 18:49   Serra do Pasmar As fotos estão em https://picasaweb.google.com/1165318991 ... acaMGJun12. A estrada de ferro...

Valorização das paisagens protegidas de Diamantina (MG)

19-07-2015 15:24
ISSN 0103-8427 Caderno de Geografia, v.22, n.38, 2012 1 A valoração das paisagens protegidas de Diamantina (MG): premissa para o turismo culturali Valuating protected landscapes of Diamantina (MG): premise for the cultural tourism Renata Salgado Rayel Professora Especialista do Dep. de...

Formação Diamantina

19-07-2015 15:20
Diamantina: breve relato de sua formação Diamantina: a brief report of his formation Cristiane Souza Gonçalves* Abstract: The article is based on the first chapter of the thesis called “Trials in Diamantina: a study on the practice of SPHAN in the urban protected site, 1938-1967”, and discusses the...

Loucura, caridade cristã e modernidade no Arraial do Tijuco

19-07-2015 15:13
Loucura, caridade cristã e modernidade no Arraial do Tijuco   Madness, Christian charity, and modernity in Arraial do Tijuco       Leandro de Martino Mota Sociólogo e doutor em saúde pública. leandro.mota@ensp.fiocruz.br     Durante boa parte da história da...

Crônicas de Diamantina

19-07-2015 15:06
DIAMANTINA   Além da herança do fino gosto difundido pelos senhores do diamante e funcionários aristocráticos, bem como do espírito aventureiro do garimpo, talvez toda essa descontracção da cidade, sua elegância e simpatia tenham sido também a sábia compensação de uma história...

A arte de fabricar motins

19-07-2015 14:54
A arte de fabricar motins: os marcos regulatórios da mineração diamantífera em perspectiva histórica Marcos Lobato Martins1 Resumo O artigo, apoiado na historiografia existente e fontes locais (depoimentos de garimpeiros e jornais diamantinenses), discute as alterações do arcabouço legal que regia...

Diamantina uma viagem no tempo

19-07-2015 14:48
DIAMANTINA, uma viagem no tempo Agostinho Menotti Orlandi *  RESUMO O artigo reforça como a cidade de Diamantina se insere na História Nacional. A descrição de seu patrimônio histórico. A influência dos seus diamantes no período áureo. Características e objetivos de seus personagens: Chica...

Primeira Capela no Arraial do Tijuco

19-07-2015 14:42
    A PRIMERIA CAPELA DO TIJUCO " -    Aos tres de janeiros  do ano de 1709, finca-se o primeiro esteio da Capelinha dedicada a Santo Antonio de Lisboa no Cemitério do Burgalhau. Fizeram-na os portugueses e paulistas Manoel Vieira Tourinho, José Antonio da...

cemitério dos enforcados no burgalhau

19-07-2015 14:41
  CEMITÉRIO DO BURGALHAU –    Aos dois de abril do ano de 17..., [1708 ]com um cercado de achas de brauna, os Portugueses Zacarias Nunes Ribeiro, Joaquim Veloso Feijó, Cristiano José Vieira e Rafael Bento Andrade construiram quase no alto do Burgalhau o primeiro...

oficina de ferreiro

19-07-2015 14:39
  UMA OFICINA DE  FERREIRO -    Nos principios de 1700, é criada por ordem do Capitâo Mor da Companhia dos Bandeirantes a primeira Oficina de Ferreirro, no subúrbio da mata do Rio Grande [Palha] onde fizeram o primeiro rancho de palhas ou palmas. Por isto até...
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Curiosidade do Carnaval antigo

    O rei momo veio, aquele mesmo já nosso conhecido; mas, desta vez foi Sua Majestade carregada em padiola pelas rua cententária da cidade. Que bonito!...

    Tivemos dois carros alegóricos, bem organizados; e a celebre Banda do Sapo Seco deu a nota com suas originalidades, saindo com um jumento; velho e manso, no qual se via amontado um boneco cujo rosto bem caracterizado, apresentava o retrato de Hitler, - o terrivel alemão, que assombrou o mundo...

    Essa figura exótica foi queimada, duas vezes, por avião, em praça pública.

    A banda apresentou suas figuras vestidas de pano de saco de estopa, aludindo á crise aterradorea das fazendas, que vai ameaçando o mundo a convertê-lo pela sua sensualidade da moda num novo paraiso terreal...

    Os cordões estiveram influentes e os bailes, nos dois clubes diversivos locais, "Acayaca" e "Democrata", bastante animados.

    Foi-se, afinal, o carnaval, e quem o viu só de longe, que levante as mãos para o ceu!

    Uma coisa, porém, não deve escapara ao nosso reparo: é que usaram de um brinquedo grosseiro, inconveniente, de atirar polvilho e farinha de trigo nos cavaleiros. Seria efeito da pinga pura?

    Tenham paciência: quererão fazer voltar o celebre entrudo com a caiação, dos antigos tempos?

    Voz de Diamantina, 1946.

        Os diamantes eram reunidos em saquinhos e prontos para serem entregues aos judeus da Flandres (Europa), que foram os que mais lucraram com sua lapidação e comércio.

        Ameaçados constantemente pelo despotismo das leis e da perseguição do governo real, ameçados pela fome, de degredo, de açoites e de confisco, apavorados com receio de desagradar o rei de Portugal, os negros e mulatos do Serro Frio souberam resistir heroicamente  refugiando-se  nos quilombos encravados nos cumes de serra, inserindo nas matas e nos sertões garimpando os diamantes que pertenciam á Coroa portuguesa.

    Martinho de Mendonça, de acordo com Rafael Pires Pardinho e com o placet de D. André de Melo e Castro, delimitou a Demarcação das Terras Diamantinas que ficaram assinaladas por seis marcos padrões:

1º -  Na barra do rio Inhaí.

2º - No córrego das Lages, uma légua acima da barra.

3º - No penhasco da Serra do Ó.

4º - No morro chamado das Bandeirinhas.

5º - Numa pedreira da Tromba da Anta.

6º - Na cabeceira do Rio Preto.

    Ampliação da demarcação de limites das Terras Diamatinas, sendo: - "Começando nas cabeceiras do rio Paraúna até cortar pela serra dos Pousos Altos, que fica a quatro léguas, e seguindo até o morro do Itambé que são seis léguas, se passa para as cabeceiras do rio Jequitinhonha do Mato, que distam quatro léguas, e daí ás do Jequitinhonha do Campo, mais légua e meia. Corta-se então pela serra que vai sair ao Rio Manso o que forma um espaço de oito léguas; busca-se o serviço chamado da Cangica o qual está dali a três léguas e neste lugar se atravessa o rio Jequitinhonha, seguindo por fora do arraial do Inhaí que fica adiante quatro léguas, e saindo pela serra de Caeté mirim até a cabeceira do rio Pardo Grande, que são seis léguas, se anda por ele abaixo dez léguas até a Contagem do Rebêlo aonde há uma cachoeira chamada do João Antônio, que ali faz extrema; passa-se o rio á outra banda, procurando outra cachoeira que há no rio Pardo Pequeno em uma fazenda chamada a Forquilha, e este intervalo é de cinco léguas; dali se caminha doze até o sitío chamado Bandeirinha, subindo pelo dito rio Pardo Pequeno acima; busca-se então o arraial de Gouveia, que são quatro léguas e del se vão encontrar já de volta as cabeceiras do rio Paraúna."

    O rio das Pedras, depois de um curso de dez léguas, junta-se ao Ribeirão do Inferno num local chamado Itaipaba, formando assim o Jequitinhonha, cujo curso integral estava sujeito ao regimem especial da Intendência.

    O primeiro Registro ou Patrulha era no Rio Manso, o segundo em Santa Cruz, o terceiro num local denominado Passagem do Ventura, o quarto em Simão Vieira, o quinto em Conceição, o sexto sobre a passagem da estrada que levava a Bahia, o sétimo em Tocaias, o oitavo no Rio Pardo chamado Sertão.

    esses destacamentos de soldados se achavam distribuidos por uma extensão de cento e cinquenta léguas e moravam em casebres cercados de palissadas de madeira denominados "quarteis de guarda".

    O rio Jequitinhonha pela grandeza era muito perigoso acreditavam que havia monstruosas cobras "que tem em si chamadas de Sucuriúbas. Estas são algumas de vintes varas de medir, e grossas quási como um homem e comem os engros que apanham nas tais paragens e laçam gados e cavalos e tudo o mais que vai á beira daquele rio. E chamam a estas cobras, em língua da terra, Mãe D'Água, basta dar-se um tiro ao pé da água para ela começar de fazer estrondos e a água aparências de preta."

    "Dá-se este nome a um tabuleiro grande que tem de vinte a vinte e cinco palmos de comprimento, de três até quatro de largura e de um meio até dois de altura. O bolinete se pode considerar como uma grande canoa e á maneira delas tem só tapada uma das cabeceiras. A que não o é se chama também de rabo de bolinete, como sucede igualmente nas canoas de lavar. Sobre este bolinete se faz cair uma grossa bica de água e enrndo nela seis negros que vão mechendo o cascalho com os seus almocafres, se tiram as pedras mais grossas e vão disfazendo as piçarras ou barros e apurando-se o ouro que o cascalho tivesse na cabeceira do bolinete. Pela outra, destapada, correm as pedras e areias miúdas par dentro de um tanque fechado de onde se transportam para as canoas, e nleas se faze a apuração e escolha dos diamantes."

    Ao fim do dia aquele cascalho com esmeril é tampado e vigiado á noite para que ninguém o furta.

    Era um feitor para cada oito negros.

    É interessante a forma que os negros manejam e exercitam os feijões e os grãos de milho, "os quais atiram de longe para a boca e deste modo se habituam a recebê-los para os engulirem. Também os metem na boca havendo-os primeiro palmado ou escondido entre os dedos, e logo que disto se pode ter alguma desconfiança se lhes sacam do ventre á força de clisteres de pimenta malagueta". "Os negros se podem amassar os diamantes com barro ou piçarra, lançam-nos fora, marcando a paragem onde cairam para depois os irem buscar e extrairem as pedras. Quando não podem furtar o diamante pela vigilância do feitor, o encostam á cabeceira da canoa e o cobrem de esmeril para tentarem de noite vir tirá-lo. Como todos os negros andam nús durante o serviço das lavagens, aonde só se lhes permite estarem cobertos com a sua tanga, que é um pedaço de baeta envolto á roda da cintura, nesta baeta cozem eles um bocadinho de outra, que visto parece um remendo, mas lhes serve de bolsa para meterem o diamante quando acham qualquer ocasião para furtá-lo." "Também para isso apegam á mesma tanga um bocadito de cera da terra que é mole, na qual enterram o diamante depois de havê-lo palmado, para fazê-lo mais seguramente, e fingem nessa ocasião alguma necessidade corporal."

    "Depois de palmado o diamante o que eles fazem tão destramente como qualquer curioso de peloticas, algumas vezes o introduzem no nariz, no ato de tomarem tabaco, e o sorvem até ele vir ter á boca para o engulirem." "Os negros palmam os diamantes até com os dedos dos pés, aonde os conservam ás vezes horas inteiras, e os levam neles para as senzalas."  "Outros metem um bocadito de cera preta e mole atrás das orelhas e, fingindo que se coçam, depois de palmado o diamante o metem na dita cera da qual se servem igualmente pondo-a nos cabos e olhos dos almocafres e, palmado o diamante, o introduzem nela para buscarem ali no fim do trabalho." " Também deixam crescer as unhas das mãos para com elas fisgarem os diamantes pequenos."

    "O Contratador, a quem não era oculto, este tráfico universal, vacilava no modo de evitar, pois se queria usar o castigo que as leis lhe permitiam, temia de encontrar na boca de todos de que era o primeiro que usava os maiores contrabandos e além disso, como as leis dos castigos em tal caso tanto se entendiam contra o Contratador como contra os particulares, e a Devassa estava sempre aberta, ele era só e eles muitos; para que muitos o não criminassem, tomava ele o partido de não criminar ninguém, e isto se chamava de  dissimulo."

    "Foi prejudicialíssimo o expediente que tomou o Administrador João Fernandes de Oliveira de mandar por negros de sua facção comprar os seus próprios diamantes, que de dia lhe furtavam, com a segurança de não serem descobertos os ladrões." ( Do livro História dos Diamantes nas Minas Gerais, JUNIOR, Augusto de Lima.

     O Rio Jequitinhonha recebeu outros nomes:  No início do seu descobrimento foi chamado de Massagano no trecho do seu alto curso, depois foi chamado de Rio das Pedras, na parte média e  no lado da Bahia foi chamado de Rio Grande ou Belmonte.  O Rio Jequitinhonha percorre no total de 1.086 km dos quais 888 km são no território mineiro e 198 km no território baiano até desaguar no Oceano Atântico.

    Dizem que antigamente em Diamantina o palco da forca era próximo ao Caminho dos Escravos na redondeza do Bairro do Rio Grande.

    Na Praça Dom Joaquim próximo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o local onde está a auto escola, antigamente foi um pequeno cúbiculo que se chamava de "Oratório", era o quarto onde permanecia o condenado á morte, nos três dias anteriores á execução da sentença na forca, ao lado de um sacerdote que o dava toda assistência e conforto ao condenado. Eu me lembro quando era menino comprava carne neste cubículo que era o famoso açougue do Sr. Osvaldo. Depois que ele morreu, na década dos anos de 1980 desmancharam para construir o imóvel que se localiza nesta praça.

      Nos fundos da Rua do Burgalhau voltada para a Rua do Tijuco, antigamente era o Cemitério dos Enforcados e dos indigentes que morriam.

    Nos anos anos de 1890 devido uma grande seca no Norte de Minas gerou fome e antropofagia, a Câmara Municipal de Diamantina com recursos fornecidos pelo Estado, abrira em diversas ruas e praças da cidade, cozinhas que forneciam comida aos pobres famintos.

    Somente no ano de 1912 cessaram os sepultamentos nas igrejas de Diamantina. Muitos resistiam a serem enterrados no Cemitério Municipal, pois tinham medo de suas almas não chegarem ao céu. Queriam continuarem a serem enterrados nas carneiras ao lado das igrejas por acreditarem que eram solo sagrado e estavam próximo dos santos.