A Igreja da Luz

03-04-2011 18:15

    A Igreja da luz teve sua origem em um terremoto ocorrido em Lisboa em 1755, onde a capital lisboeta, quase foi arrazada por completa.

    A soberana da época D. Maria I, aterrorizada com a tamanha destruição, fez uma pormessa a Nossa Senhora da Luz que a protegesse assim como toda a sua família, e que isto ocorresse ela mandaria construir uma igreja em sua homenagem na sua colônia Brasil, no Arraial do Tejuco. Assim o intendente da época recebeu a ordem para a construção do templo e ele então colocou uma pedra ás costas de um escravo e dizendo a ele que subisse um "trilho" cheio de mato e buracos que quando ele se cansasse, jogaria a pedra no chão e ali seria construído o templo. Desta maneira o escravo num só folego subiu a atual rua da Caridade e no seu topo jogou a pedra ao chão, onde hoje se encontra a nossa Igreja Da Luz.

    O templo da igreja da Luz possui um altar caracterizado com uma grande influência mourisca, onde o seu nicho que fica a imagem da Santa percebe-se nitidamente a característica árabe, onde os Cruzadops as trouxeram para o Ocidente. Também observa-se na Igreja da Luz, uma quantidade enorme de símbolos maçônicos, com os diversos triângulos, isôceles e escaleno, que retrata a história maçônica, oriunda do Oriente.

    Mas tudo isto poderá vir ao chão devido ao tráfego intenso dos ônibus que passam levando os estudantes para o Campus II todos os dias de 2ª a 6ª feira, ocasionando grande rachaduras nas paredes da centenária igreja da luz.

    Será que Diamantina vai ficar sem mais um templo como a igreja dos bambães lá no Rio Grande,q ue caiu e não foi reconstruída?

    Vamos ficar atentos.