A via de acesso para o Campus II

16-03-2011 22:41

    Foi no início da década de 1950, quando Jk foi governador do Estado é que foi feita a Estrada que dava acesso á Jacuba. Esta estrada foi locada desde a entrada de Diamantin, passando ás margens da Quinta Mil Oitavas, hoje bairro Bela Vista, passando pelo Horto Florestal, Bairro Rio Grande e subindo a Serra do Rio Grande, onde a pista foi aberta nas entranhas da Serra; num corte existente na Serra que fica ao lada da Igrejinha de Nossa Senhora da Aparecida, um operário morreu despedaçado por uma mina que estava carregada de dinamite. Por longos anos esta estrada serviu todo o Norte de Minas.

    Na década de 1980, uma nova estrada foi aberta na rocha, ligando o Trevo da Florestal ao alto da Serra do Rio Grande, onde o Caminho dos Escravos, ficou a amostra para os turistas, além de se fazer um mirante onde tem-se uma vista parcial da cidade num anglo de cento e oitenta graus. Esta pista assim como as outras feitas pela Vale do Jequitinhonha, não possuem acostamento, o que na época foi muito criticada. Com a instalação da Universidade, lá no alto da Jacuba, já começa-se a perceber, que o trânsito no horário de pico, fica um pouco congestinonado, com os ônibus de carreira, caminhões, carros menores , ônibus que vão para a Universidade , levando estudantes e operários para o Campus II, isto em uma rodovia sem acostamento.

    Imaginem quando for instalada a Faculdade de Medicina no Campus II, como vai ficar o trânsito naquela região, oinde a maioria dos alunos da medicina possuem carros?

    Será necessário alargar a estrada em mais uma pista na rocha viva; mas será que o IBAMA, vai permitir isto, uma vez que a Serra do Rio Grande, até no Soberbo está tombada? Está aí mais um problema para o futuro.