A família Olímpio Mourão

01-09-2013 14:58

O casamento de Olímpio Mourão com D. Mariana Corrêa  de Oliveira Mourão foi no dia 3 de fevereiro de 1877. Desse matrimônio advieram dezesseis filhos chegando treze á idade adulta, visto que três morreram crianças.

 São os seguintes os que chegaram a adultos:

Francisco Salles; Maria Mercedes; Maria Olínta que, em religiosa passou a chamar-se Irmã Joana; Júlio, Maria Cecília; M\ria José, chamada também de Zézé; Pedro; Maria Bernadete, ou Nenem; Maria Zelinda; Maria Ester, em religiosa - Irmã Ester; Olímpio; João; Paulo.

 No ano de 1973, em que escreve, só estão vivos Zelinda irmã Ester e Paulo, este o décimo sexto e último filho do casal Olímpio e Mariana.

 

 Francisco Salles, chamado apenas de Salles, formou-se em Direito e casou-se com D. Eufrosina de Miranda, que tem o apelido familiar de Flor. Esta ainda é viva neste ano. Maria Mercedes casou-se com o professor Leopoldo Miranda já falecido, Maria Olínta fez-se religiosa Vicentina, Júlio, formou-se em Direitos e casou-se com sua prima Nícia Rabelo, Maria Cecília foi professora conhecida pela sua bondade e fineza de trato; morreu solteira. Maria José, professora aposentada, mudou-se para Belo Horizonte onde criava sua sobrinha, filha da Zelinda. Também morreu solteira mais do que octogenária. Pedro, bacharel em Direito e advogado militante, e fora casado, em primeira núpcias. com D. Olinda Horta, e, em segundas com D. Ismênia que lhe sobreviveu. Nenem formou-se em Odontologia em Belo Horizonte e exerceu a profissão, deixando-a entretanto, mais tarde, para o serviço público do Estado de Minas Gerais, Zelinda casou-se com Sr. Antônio Gomes, ficando mais tarde víuva mais tarde. Ester também dentista fez-se freira Clarissa. Olímpio fez o curso da Escola Militar, chegando ao posto de General do Exército, casou-se com D. Almira Linhares de quem ficou viúvo. João formou-se em Direito e durante muito tempo exerceu o Ministério Público e advocacia e casou-se com D. Cecy Coutinho Soares que lhe sobrevive. Paulo formou-se em Engenharia Civil, além de outros cursos. Foi professor da Escola de Engenharia até se aposentar. Casou-se com D. Maria Efigênia de Sallles estando ambos vivos neste ano 1973, tendo feito Bodas de ouro no ano passado.