Estrada de Ferro Minas Vitória - ramal Diamantina-MG

25-07-2015 21:49
Ramal de Diamantina - km 999,691 (1928)   MG-1223
Altitude: 1.261 m   Inauguração: 03.05.1913
Uso atual: Sede - Corpo de Bombeiros   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de 1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923 o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados. Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela RFFSA em 1994, mas segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso...
 
A ESTAÇÃO: A estação de Diamantina foi aberta em 1913 pela então E. F. Vitória a Minas. A primitiva estação tinha um prédio bem menor, embora já de alvenaria. Mais tarde, com o desintesse desta ferrovia pelo ramal de Diamantina, o trecho foi entregue à Central do Brasil. Em algum momento que desconheço, uma nova estação, a atual, foi construída no lugar da antiga. O prédio ficava num nível muito alto (1.261 m) em relação ao ponto inicial do 
ACIMA: O dia da inauguração do ramal até Diamantina (A Época, 3/5/1914) - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM. ABAIXO: Inauguração da primeira estação. 1913 ou 1914? (Acervo Zé da Sé). 

Quando meu bisavô Guilherme Giesbrecht chegou ao Brasil em 1885, então com 19 anos, seguiu para Diamantina, onde encontrou-se com Maria Menezes y Aguillar, com quem se casou em 1893 nessa cidade. Foi o início de uma vida de viagens pelo Brasil, ele trabalhando na construção de ferrovias e rodovias, tendo inclusive ajudado a fundar a cidade de Jaguari, hoje Jaguariúna, em 1894, em São Paulo. Maria às vezes ia junto, às vezes ficava em Diamantina com os filhos. Nos anos 1930 finalmente fixaram residência em Governador Valadares, cidade onde ambos morreram nos anos 1950 (Ralph Giesbrecht, autor deste site).
ramal, Corinto (607 m). Foi fechada na primeira metade dos anos 1970, com o ramal; os trilhos foram retirados não muito tempo depois. Curioso que a RFFSA somente tenha declarado o ramal como erradicado em 1994: ele na prática já não existia mais havia muitos anos. Isso dá uma ideia da desorganização e do descaso que a RFFSA já

ACIMA: Um cartão postal com destaque para a estação ferroviária e a praça onde ela fica. Parece que o carro oficial da região era a Rural. Só em primeiro plano tem quatro. Ou era um espelho das condições das estradas da região na época. A foto deve ser do final dos anos 1960 (Acervo Jorge A. Ferreira).
tinha nessa época. "Em 1998, quando estive em Diamantina, ainda existia por ali, mesmo já sem o ramal, um belo e antigo vagão de serviço com pessoas nele morando" (Pedro Paulo Resende, 12/2003). O prédio da antiga
 estação hoje serve como sede do Corpo de Bombeiros. 
(Fontes: Ralph Giesbrecht; Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Zé da Sé; Newton Carneiro; Pedro Paulo Resende; Lourival Rodrigues; Gil Roberto Tichauer; Jonathan Sobral; Thomas Lehmann; José Geraldo Mendes; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928).
     

Estação original de Diamantina, ainda nos tempos da EFVM. Sem data. Autor desconhecido.

A estação em 1952. Foto de autor desconhecido, acervo Ralph M. Giesbrecht

A estação, sem data. Foto do acervo da RFFSA

A estação, sem data. Foto Lourival Rodrigues, de Osasco, SP

A estação de Diamantina, em 18/05/1983. Foto Newton Carneiro

A estação em 1998. Foto Pedro Paulo Resende

Vagão-moradia perto da estação em 1998. Foto Pedro Paulo Resende
 
A estação em 1998. Foto Pedro Paulo Resende

A estação em 2007. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2007. Foto Gil Roberto Tichauer
 
A estação em janeiro de 2008. Foto Thomas Lehmann

A estação em 4/7/2012. Foto Gutierrez L. Coelho



A estação em 2009. Foto José Geraldo Mendes