jogos e costume da região antiga de Diamantina

20-02-2015 23:38

                               

                                                        Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- Diamantina-MG-

                                              Foto do acervo. erick/2014

 

 

                                             Costumes, Religião, Jogos, Educação

 

Segundo Eschwege, os jogos mais mais comuns na região das Minas Gerais eram o gamão, o baralho, o jogo de bola, de damas e dados. Eram as ocupações da manhã e da noite. Apostavam-se quantias elevadas e acabavam em conflitos e confusões devido a bebida e as desavenças por questões financeiras apostadas.

   Nas  vilas próximas as minas de ouro e diamantes Eschwege observou que o número de prostitutas eram altíssimos em comparação as grandes metrópoles litorâneas e população. Tratando-se de vilas e povoados as prostitutas eram outro divertimento dos homens carregados de bebidas e que intrigava mais ainda as meretrizes ofereciam os seus serviços nas pequenas comunidades onde prevalecia a moralidade e os costumes tradicionais sem serem incomodados.

 A doutrina cristã segunda a visão de Eschwege é ensinada somente através das palavras e nunca através da boa conduta. ainda segundo ele a castidade é um daqueles votos que se fazem sem a intenção de cumprí-lo. São muitos religiosos que mantinham publicamente as suas comcubinas e filhos e que faziam nas paróquias chamadas de comadres.

  A educação infantil onde a maior parte das crianças da sociedade branca era entregue "aos cuidados de escravos que não coíbem os seus vícios nem mesmo na presença das suas pupilas, estas logo acostumadas tratam de seguir-lhes o exemplo" 1 A educação infantil era com leituras, escritas e orações. Os homens ás vezes recebiam instrução escolar e acabavam mais aprendendo o mal do que o bem.

ESCHWEGE, W,L, Brasil, Novo Mundo, pág. 20 e 21, ed. Coleção Mineiriana, BH, 1996.