A lenda do tesouro do escravo Isidoro

28-11-2010 20:47

 A Lenda do tesouro do escravo Isidoro.

    Segundo o Sr. Vicente Espírito Santo Paulo, morador do bairro da Palha, "eram dois amigos que saíram de casa a procura de trabalhos e foram exbarrar no garimpo. Encontrou um senhor que estava cansado de lutar com o garimpo, foi quando o velho contou a eles uma história: Que existe uma lapa que tem um tesouro escondido. De Antonio e Isidoro. A lapa se chama Serra do Isidoro é uma serra grande só que são dois irmãos escravos.

    O tesouro é uma riquesa só que tem uma condissão prá chegar lá tem que ter coragem.

    Aí os dois amigos resolveram ir conhecer a lapa. Chegando lá eles entraram lá dentro não foi fácil, estava tudo escuro e os cabelos deles arrepiaros.

    Um amigo voltou e foi embora e o outro ficou com muito ancioso. Quando apareceu uma tocha de luz luminado toda a lapa.

    E uma voz perguntou, o que quer aqui ô moço? Respondeu que vocês me dá o tesouro que está aqui. Quem falou prá voz me ser há muitas histórias que os povos mais velhos contam e ninguém tem corage de vir aqui.

    Muito bom filho vou falar com meu irmão. Faz uma com ele se aguentá dê sua parte e deixa a minha parte lá.

    Voz me ser tem que se forte vou fazer a minha parte, pode fazer? Pode!

    A outra metade é de meu irmão Antonio que falou que a parte de não é sua.

    O moço cavou até encontrar a mercadoria e achou, juntou tudo que tinha esperou o dia amanhecer e saiu todo alegre e partiu sem deixar rastro."

        Vicente Espírito Santo Paulo, aluno da Escola Estadual Professora Gabriela Neves, 1ª EJA. 04/12/2010