O tesouro do escravo Isidoro na Serra do Isidoro

31-03-2011 06:56

    Segundo o sr. Vicente Espírito Santo  - "Eram dois amigos que sairam de casa a procura de trabalho e foram exbarrar no garimpo. Encontrou um senhor que estava cansado de lutar contra o garimpo foi quando o velho contou a eles uma história. Que existe uma lapa que tem um tesouro escondido. Dê Antonio e Isidoro.

    A lapa se chama Serra do Isidoro. É uma serra grande. Só que são dois irmãos escravos.

    O tesouro é uma riquesa só que tem uma condissão prá chegar lá tem que ter coragem.  Pode cair pode caiu um pé pode cair caiu outro pé pode cair. O moço tremeu o corpo e arrepiou o cabelo, mas o espírito falou pode continuar pode cair uma perna uma perna pode cair, caiu ouatra perna pode cair. Caiu o joelho, pode cair, caiu outro joelho, pode cair.

    Voz me ser tem corage mesmo vamos ver no final caiu uma coxa pode cair, caiu outra coxa pode cair. Agora vamos ver caiu o meio pode cair, ele tremeu até a base.

    Olha vai cair mas caiu os ossos da coluna pode cair.

    E caiu uma mão, pode cair, caiu outra mão pode cair.

    Caiu um braço, pode cair, caiu outro braço, caiu um cotovelo, pode cair, caiu outro cotuvelo, pode cair.

    Mas caiu o ombro, pode cair, caiu outro ombro, pode cair.

    A voz me ser aguenta o resto que vem pura aí, sim pode mandar.

    Caiu o pescoso pode cair, caiu a cabeça pode cair.

    O moço regalou os olhos e viu a caveira toda amontoada em pé caminhando de um lado para outro. Só enxergavva a boca falando que ele é unico que não teve medo. Por isso voz me ser leva a metade que é minha.

Ai os dois amigos resolveram ir conhcer a lapa.

    Chegando lá eles entraram lá dentro. Não foi fácio estava tudo escuro e os cabelos deles arrepiados.

    Um amigo voltou e foi embora e o outro ficou com muito ancioso. Quando apareceu uma tocha de luz luminado toda a lapa.

    E uma voz perguntou: - o que quer aqui moço?! respondeu - Você me dá o tesouro que está aqui?

Quem falou pra voz me ser há muitas histórias que os povos mais velhos contam e ninguém tem corage de vir aqui.

Muito bom filho vou falar com meu irmão.

Faz uma com ele se aguentá dê a sua parte e deixa a minha parte lá.

    Voz me ser tem que ser parte vou fazer a minha parte pode fazer pode.

    A outra metade é do meu irmão Antonio que falou que a parte dele não é sua.

    O moço cavou até encontrar a mercadoria e achou, juntou tudo que tinha e esperou o dia amanhecer e saiu todo alegre e partiu sem deixar rastro."

    Sr. Vicente é um estudante do primeiro ano da Eja. é desses contadores de caso.