Vários assuntos

15-03-2011 23:45

Venâncio se casou com Humiliana Raimunda de Oliveira que parece Ter sido mana da índia Vaví pega a laço, amansada na prisão e depois casada com o Tabelião Manole Ciríaco de Abreu um dos opressores do “Eco do Serro”.

            Do casal Abreu – Vaví nasceram Esmeralda e Isabel Abreu – Esta se casou com Serafim José de Meneses Jr., Filho do Barão de Araçuaí.

            Em 1862 D. Isabel Abreu fora eleita juíza da Santa Casa de Caridade distinção de valor social e caritativo.

            Do casal Venâncio – Humiliana nasceram Vênancio Ribeiro Mourão Jr., (1825-1895), Herculano, João Rdo Mourão (o cego), Maria Mourão Queiroga casada com o Dr. Antonio Augusto Queiroga.

            João Raimundo Mourão (1829-1890) casou-se com Dona Bernardina Flora de Azevedo Coutinho (+1896) dos Queirogas do Serro.

            Estudou no Colégio do Caraça, morava na Rua Jogo da Bola tendo como vizinho da direita José Bento de Melo e do outro lado o Coronel Juca Amarante em terrenos cintados de bambús.

            Sua casa foi entregue em pagamento de 4.000$000 réis, dívida contraída por um amigo. Hoje é das freiras.

            João Rdo. Mourão foi advogado, Presidente da Câmara, deputado (...1858...).

            Do casal João Raimundo e Bernardina nasceram: João Raimundo Mourão Jr., Olimpio Júlio de Oliveira Mourão, Júlio Olimpio Mourão e Antônio Augusto Mourão.

            Do casal Teodomiro Ribeiro Mourão (negociante nas Mercês) – Maria Isabel Landorf (filha de um suíço-Alemão (José Luís Landorf), mana de Américo Landorf, dos Correios –1952... nasceram Maria Amélioa Mourão Landorf, Rita, França Firmo, Humiliana.

            Do casal Maria Amélia Mourão Landorf – Joaquim Machado Freire nasceram: Joaquim, José Machado , João Antonio Machado, Maria Luísa, Maria de Lourdes (Paquita), João Antônio.

            Do casal Senador Olimpio Mourão e Dona Mariana Corrêa Rabelo Mourão: Gal Olimpio Júnior, Dr. Paulo , Dr. Júlio, João,  Doutor Sales Mourão, Doutor Pedro, Dona Cecília, Dona Maria José (professoras), Dona Ester (professora e freira), Zelinda, Dona Mercedes e Irmã Mourão Bernadete.

            P. S. Dona “Marianinha” era filha do Cel. João Corrêa  Ferreira Rabelo e dona Tereza; neta do Dr. José Joaquim Ferreira Rabelo, Barão do Serro.

            Extração do livro “Genealogia e Biografia de Serranos e Diamantinenses” por doutor Luís Eugênio Pimenta Mourão.

NASCIMENTO Pio. Genealogia da Família do Senador Olimpio Mourão.

            O Ribeirão do Inferno, já era minerado e em 1793 o Senado da Câmara ordenava ao comandante do Milho Verde que fosse com dois carapinas examinar as madeiras e orçar em quanto ficaria uma frente nova no lugar da que caíra.

            O licenciado Antonio Labredone é contratado em 1758 como cirurgião para o povo e para os presos. Transferiu-se para o Tejuco e até hoje há Labredones em Diamantina

            Disco Voador?

            Uma luz diferente cruzou com extraordinária velocidade os céus de Diamantina, 4ª feira, dia 27, mais ou menos ás 19 horas.

            O  estranho fenônemo foi observado por numerosas pessoas.

Voz de Diamantina, Disco Voador?  1957.