A primeira capela do Arraial do Tejuco

07-05-2017 22:55

Um Pouco da Nossa História

 

 

 

 

3 de janeiro de 1709—Finca-se o primeiro esteio da Capelinha de Santo  Antônio de Lisboa no Cemitério do Burgalhau. Fizeram-na os portugueses e paulistas Manoel Vieira Tourinho; José Antônio da Cruz; Tomás Ribeiro Mourão; Joaquim Teixeira de Menezes; Pedro Vieira de Faria. A coberta e as paredes eram .de palmas de coqueiros, de palmito ....

Janeiro de  1715—Uma densa nuvem de gafanhotos passou no espaço por cima do povoado do Tejuco fazendo barulho como se fossem matracas. A maioria da população foi á capela do Burgalhau pedir a proteção ao padroeiro Santo Antônio; as mulheres e as crianças clamavam e choravam pensando ser o fim do mundo; o padre foi lá também, rezou e acalmou a população assustada.

 

 (De notas coligidas por José Henrique e Pio Nascimento)

Um pouco da nossa História, Voz de Diamantina, pág.2, 1 de março de 1970, nº 18.

 

Imagem da Internet: Capela dos Bambães – acervo zé da Sé..

Observação: A imagem acima não é da primeira capela do Arraial do Tejuco, mas sim, uma capela que tinha no início da Rua do Rio Grande e que fora construído segundo a lenda por um doido chamado Bambães que ajuntava resto de materiais para a sua construção. Mais tarde a capela foi desmanchada pela Igreja e no seu lugar restou até os dia de hoje o Cruzeiro na Rua do Rio Grande.