A queima do Judas em Diamantina

27-04-2011 08:18

    Nos meados dos anos de 1960, o Judas era queimado no ponto chique em frente ao bar Café Central do saudoso Sady Vidigal, pois era ele que fomentava esta festa do nosso folclore. Tinha-se o pau de sebo, a quebra de potes, que muita das vezes continham maribondos ou abelhas. Ainda era jogada notas de um cruzeiro aquecida no fogo dos fogões a gás, que sapecavam as mãos da meninada. Antes do início da festa, Sady passeava com o Judas em uma charrete toda ornamentada pelas ruas da cidade.

    Já na década de 1970, no governo populista do saudoso prefeito Antonio Carvalho de Cruz, ele patrocinou inúmeras festas da queima dos Judas, pelas principais bairros de Diamantina, com o pau de sebo, quebra dos potes e distribuição de balas. 

    Na administração do Dr. João Antunes, ele também promoveu a queima do Judas na nosa periferia.

    Nos anos de 1980, o bairro do Bom Jesus teve também a festa da queima do Judas, que era fomentada pelo entusiasmado José Verissimo Viana ( Zequinha Viana) e colaborava bares, que com uma alegria contagiava todas as crianças daquele bairro, com a quebra dos potes, distribuição de balas para a garotada , além do pau de sebo . Oh! que saudades daqueles tempos!

    Agora neste domingo de páscoa do ano de 2011, andando pela periferia, observamos que só houve a queima do Judas na rua do Amparo; e no bairro do Rio Grande, distribuição de balas para as crianças em uma casa ao lado do Posto de Gasolina.

    Diamantina estava triste, esquecida, sem motivação e o pior ainda sem a alegria da meninada como na outrora.

    É necessário que apareçam na nossa sociedade, pessoas animadas como: Sdy Vidigal; Antonio de Carvalho Cruz; Dr. João Antunes; Zequinha Viana e outros, pra fomentar a queima do Judas e com isto não deixando o nosso folclore desapareça no tempo e no espaço da nossa memoria.