As polêmicas Políticas de Diamantina
Nas primeiras décadas após Diamantina conquistar a sua emancipação política, chega á Câmara Municipal um projeto de lei, para construir o "Passadiço" da rua da Glória, o qual uniria uim prédio ao outro.
Um vereador de nome João Ramalho de Souza, morador da rua da Glória acima da casa do senhor Donaldo Rosa Pires, era contrário a construção do passadiço; segundo ele, enfeiava a rua, além de os moradores da rua não poder apreciar a Serra do Rio Grande.
O projeto ficou em debate por várias seções no plenário da Câmara, até que foi aprovado, por uma votação apertada.
O vereador João Ramalho de Souza, contrário ao projeto fez um discursso na Câmara, dizendo: "Que ele, jamais deceria a rua da Glória, pois prometeu: - Não passa debaixo de saia de mulher!". João Ramalho, quer era de muita fibra, cumpriu sua promessa até sua morte.
Caso ele necessitasse vir ao centro da cidade, passava pelo Beco das Craveiras, tanto na ida, quanto na volta.
Agora um novo projeto tramitou pela nossa Câmara Municipal no apagar das luzes do ano de 2010, o qual reajustou todas as taxas e impostos como: IPTU e o I.S.S.Q.N., em mil e duzentos por cento.
Segundo consta os vereadores siquer leram o referido projeto, no entanto ele virou lei. A Associação Comercial de Diamantina, denunciou o fato na imprensa escrita e falada, prometendo haver muita polêmica e indo até as portas da justiça, para tentar derrubar a famigerada lei de aumento de mil e duzentos por cento.
Tomara que esta lei seja mesmo derrubada, pois certamente ela penalizará, com certeza os mais pobres.
Será que esta é a Diamantina de TODOS PARA TODOS?