Barão de Paraúna

15-08-2011 13:27

    Aos 18 de junho de 1822, nasce Antônio Moreira da Costa, Barão de Paraúna. Exercendo o ofício da mineração foi bafejado pela sorte duas vezes. Era capitão da Guarda Nacional, casado com a prendada D. Querubina Augusta Moreira, o astro de Diamantina. Em 6 de julho de 1889 foi agraciado por sua Majestade D. Pedro II, com o título de Barão do Paraúna, porque nas águas deste rio é que se encontrara as duas fortunas de diamantes (segundo José Henrique, foi no Jequitinhonha).

    Faleceu aos 3 de junho de 1898 tendo deixado em testamento uma fortuna para fundação do Hospital Nossa Senhora da Saúde, aliás a pedido da Baronesa, falecida antes dele. Nunca tiveram filhos. No ossuário dos dois necrotérios do Hospital da Saúde há uma inscrição latina a eles consagrada pelo Con. Severiano de Campos Rocha.

    Costumam dar ao Hospital da Saúde o nome de Hospital Moreira, nada mais é que o nome da família do Barão. Hoje poucos diamantinenses se falarem sobre o Hospital Moreira irão perguntar aonde fica este Hospital?