Carta Provincial - Portaria ao Coronel da Legião da Guarda Nacional da Diamantina

29-08-2013 14:50

 Governo Provincial - Portaria ao Coronel da Legião da G.N. da Diamantina louvando a energia com que foram repelidos os rebeldes no - Mendanha.

  5 de Julho

  O Presidente da província a cujo conhecimento chegou o ofício que com data de 25 de junho p.p. dirigiu ao comandante Superior da Guarda Nacional do Município do Serro. Sr. Coronel chefe da Legião do Município de Diamantina, não pode deixar de louvar o patriotismo, zelo e energia que o mesmo sr. Coronel tem manifestado em prol da ordem pública nas atuais circunstâncias; e á vista do entusiasmo e dedicação á sagrada causa da Constituição do Trono, de que o sr. Coronel, as autoridades, a brava Guarda Nacional, e a briosa e considerável maioria dos habitantes desse Município tem dado as mais exuberantes provas, nutre o governo a bem fundada esperança de que em poucos dias serão nova e completamente batidos e dispersados os restos dessa facção temerária, que ousou no meio de um povo tão distinto pelo seu aferro á Monarquia, e as Instituição que vos regem, empunhar as armas contra objetos tão sagrados.

                                                                    Acervo Zé da Sé -

 O sr. coronel agradecerá de parte deste Governo a todos os cidadãos que mais se tem distinguido na luta contra os faciosos, fazendo-lhes saber que o Presidente da Província cumprirá oportunamente o grato dever de representar seus nomes, e levar os seus feitos ao Augusto conhecimento de Sua Majestade Imperial. Também foi mui satisfatória ao Presidente da Província a notícia de se ter aí criado uma caixa de adiantamentos. (que serão satisfeitos pontualmente) com o fundo de vinte contos de réis; e dos beneméritos cidadãos que para ela tem concorrido mandará o Sr. Coronel uma lista a este governo.

 Perante tão patrióticos esforços não pode certamente sustentar-se esta facção impotente, que ousou talvez duvidar dos nobres sentimentos que distinguem esta heróica Provincia que a repele, Ouro Preto Palácio do Governo 5 de julho de 1842.

   Bernardo Jacinto da Veiga. - Ao Sr. Coronel Manoel Joaquim Pereira, chefe da Legião de Guardas Nacionais do Municípío da Diamantina.

  Revista do Arquivo Público Mineiro, pág. 268