Cidades irmãs

10-09-2013 18:28

 Em  2012 foi entregue ao embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jancárek, a Medalha Juscelino Kubitschek, como forma de iniciar um laço entre as cidades de Diamantina e Trebon, na República Tcheca. Terra natal de Jan Nepomuscky Kubitschek, bisavô materno de JK, Trebon será reconhecida como cidade irmã de Diamantina a partir do dia 12 de setembro de 2013.

 O elo entre as duas foi estabelecido quando o bisavô de um dos presidentes mais populares e amados do Brasil, Juscelino Kubitschek, Jan Nepomuscky Kubitscheck, chegou a Minas, em busca de melhores condições de vida. Trebon, capital da região de Cêské Budêjovice, na Boêmia do Sul, é considerada turística, atraindo visitantes não só por sua arquitetura, mas pela beleza natural de seus bosques. Diamantina, dona de uma rico patrimônio histórico, é uma das cidades mais procuradas de Minas Gerais devido á beleza de seu casario e igrejas, e também pela alegria de sua gente. Além, claro, da musicalidade que tanto encantou a JK e que tanta gente atrai em eventos como vesperatas e carnaval.

 

Imagem do Google- Diamantina/MG

 A proposta para o processo de irmanação surgiu no ano passado quando o consultor de viagens da Master Turismo, Luiz Augusto Guadalupe, e o diretor da Casa de Juscelino Kubitschek, Serafim Jardim, entraram em contato com a embaixada Tcheca no Brasil e enviaram a ideia para o prefeito de Trebon, que correspondeu bem. Em janeiro deste ano, ambos visitaram a região da Boêmia do Sul para se encontrarem com representantes do Poder Legislativo local. Segundo o Cônsul Viktor Dolista, "essa união significa o desenvolvimento da relação econômica, cultural, social entre as duas      cidades".                                                                                                                                                                                                                                                               Imagem do Google - Trebon (Tcheca)

 Para o secretário de cultura de Diamantina, Walter Júnior, o processo de irmanação será uma maneira ainda mais formal de manter um intercâmbio cultural e econômico com a cidade natal de JK. " Essa parceria é uma maneira de desenvolver um trabalho com as escolas, prefeituras, músicos, daqui e de lá", conta Walter. Os diamantinenses estão animados com o novo laço. Eventos culturais na cidade histórica com convidados tchecos já são pensados para o próximo ano. "As duas cidades são muito musicais , unir as duas orquestras seria incrível". Estreitando ainda mais os laços entre os dois países, o representante da República Tcheca no Brasil., Viktor Dolista, será homenageado até o final do ano com uma Medalha JK. 

(Julia Boynard) , Finalmente, Irmãs, Jornal Estado de Minas, pág. 7 - Turismo, 10/9/2013, BH, MG.