Correios
Até no ano de 1798 aproximadamente não existia um correio eficás em Minas Gerais, principalmente na Comarca do Distrito Diamantino. Sob alegação de conntrabandos de pedras, a correspondência era feito através dos malotes da Intendência que tinha o direito de abrir as correspondências para verificar se não tinha diamantes. Também nesta época não havia estradas abertas e ás que tinha muitas delas em péssimos estados. Os correios passaram a funcionar precariamente a partir do ano de 1798 depois da Inconfidência Mineira. Foram inauguradas quatro agências nas sedes das comarcas, com uma viagem por mês. Só mais tarde que passaram a funcionar regularmente.
1730- Ordem ao Governador da Capitania para não consentir que se estabeleçam nela correios por terra (sic), "atribuição que pertence a Sua Majestade, que há de usar dela como julgue mais conveniente."
Nem mesmo que os particulares quisessem á sua custa organizar um serviço de correios, não lhes era isso permitido!... A metrópole temia que o correio fosse veículo de contrabando. E assim continuou esta nova beleza do regímen colonial até o ano de 1798. Efeméride Mineira.