Delenga de Cartago

15-03-2011 22:51

Abrindo uma janela da sala de visitas, debrucei-me á sacada. Na rua era ainda pequeno movimento. Os raios do sol nascente começavam a diluir a garôa. O primeiro edíficio que me atraiu a atenção foi a Faculdade de Direito, no mesmo prédio em que funcionaram sucessivamente, remontando ao passado, o Grupo Escolar (inaugurado em 1907), a Escola Normal (extinta emm 1904) e o Externato Diamantinense, cujas aulas frequentei em 1890.

            Lembrava-me do aspecto daquela praça nesta última época: a multidão de burros e cavalos no largo enlameado em frente ao rancho de tropas que ali havia, chamado de “Intendência de Cima”, para distinguí-lo do de dois outros ranchos que existiam na praça da Cavalhada Nova; a “Intendência do Meio”  e a “Intendência de Baixo”. Surgiam-me á memória desse passado de sessenta anos, os meus antigos professores no externato: Sebastião Corrêa Rabelo; seu irmão, dr. Francisco Corrêa Rabelo; o doutor Pichico, como era conhecido; José Teodoro de Lima, por alcunha O Cavaquinho, profundo latinista; João Nepomuceno Kubitschek, o celebre autor do poema “Hermengarda”, e outros.

            Lançando o olhar para a rua Atrás da Sé, lembrava-me de seu alargamento e calçamento que eu vira ser feito, em 1887, por condenados á prisão pepétua, infelizes galés, encorrentados pelos pés, dois como saldumes da desgraça.

            Olhando á esquerda um opulento bazar, lembrava-me de ali ter visto, sucessivamente, as razões sociais Motta, Cajgas & Companhia, Sampaio, Motta & Companhia; sempre a mesma casa comercial, dirigida pelo honrado português , João Francisco da Motta, falecido em 1930. Essa casa, “Ao Grande Empório do Norte”, foi durante meio século o bazar mais importante do Norte de Minas.

            Retirando-me da sala de visitas, atravessei diversos quartos da casa, até a antiga sala de jantar, que dá para o Beco da Tecla, a uma altura de sete metros mais ou menos. Vi, um pouco abaixo, as janelas do apartamento em que morávamos eu e meus irmãos, o afamado “Quilombo”, local da redação de dois jornais violentos “O Itambé” (1902 a 1905) e  “A Idéa Nova” (de 1906 a 1912), centro de confabufações políticas, onde nasceu a célebre associação secreta “Delenda Cartago”, que venceu estrondosamente as eleições municipais de 1907.

PSA, A Metropole do Norte, 1932.