Estranho fenômeno
Conforme noticiamos em nossa última edição, estranho fenômeno está sendo registrado na região do Distrito de Senador Mourão, neste Município de Diamantina.
Na sexta feira santa, dia 13, por volta por volta das 10 horas, começaram a ser ouvidas explosões nas localidades de Riacho da Porta e Extrema (duas fazendas). As explosões mais fortes foram verificadas nas noites dos dias 18 e 15 e á tarde do dia 16. Uma explosão forte, vinha sempre seguida por umas 6 ou 9 explosões mais fracas. a última explosão ouvida pelos moradores da região, deu-se no dia 20, por volta das 5:30 hs da manhã. Os moradores da região dizem que o barulho é como se fosse a explosão de uma carga de dinamite, que fosse colocada no subsolo, pois não ecoa como os outros sons produzidos á superfície.
Não foi possível calcular ainda a extensão do solo onde se verificam as explosões, entretanto, o zelador da fazenda Extrema, arriscou a dizer que as mesmas atingem uma distância aproximada de 3 km rio acima e 8 km rio abaixo (Jequitinhonha), tomando-se por base a fazenda da qual é zelador.
As explosões, ás vezes, provocam tal vibração, tão forte que no dia 16, até o vasilhame caiu da prateleira da cozinha da fazenda.
Próximo á fazenda Extrema acha-se a Fazenda do Riacho da Porta, o sr. Agostinho Leonel, também pessoa digna de fé que portanto inspira confiança, disse ter ouvido as explosões também nesta última fazenda.
Também na residência do sr. Carlos Augusto de Souza, dentro dos limites da Fazenda do Riacho da Porta, foram ouvidas as explosões.
Como comentamos, em nossa última edição, acreditamos talvez sejam movimentos tectônicos os causadores de tais ruídos. É afinal um caso a ser verificado por técnicos no assunto. ( Voz de Dtna).