Mais informações sobre o 2 Fhist

07-05-2013 08:32
Crescem as parcerias pelo Festival de História

O pátio do Teatro Santa Izabel acolherá oficinas do fHist 2013

Ao mesmo tempo em que a equipe de curadoria tem trabalhado duro para garantir uma grade de programação imper dível do Festival de História, a coordenação está construindo novas parcerias para ampliar os apoios ao evento. Entre os novos parceiros, o Instituto Fábrica do Futuro vai potencializar a programação do Festival, por meio de criativas intervenções audiovisuais, por meio de oficinas e produção de documentários, que envolverão os estudantes da cidade e os participantes do fHist. A Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), que é ligada à UFVJM, também será parceira na realização do Festival de História, junto com o Ministério da Educação. Fruto deste envolvimento, as oficinas do Festival, que ocorrerão no Teatro Santa Izabel, serão ampliadas, oferecendo novos temas e vagas. Apresentado pelo Ministério da Cultura, a edição 2013 do fHist conta com as parcerias do IPHAN, da Fundação SM, da Biblioteca Nacional, da Prefeitura de Diamantina, do Projeto República e de três universidades – UFVJM, UFMG e UEMG.
Sentimentos da Terra

O caminhão-museu Sentimentos da Terra estará presente no fHist 2013

O caminhão-museu Sentimentos da Terra, que é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Projeto República da UFMG, deverá estar em Diamantina durante o 2º fHist. A luta pela terra é o tema da exposição montada dentro do caminhão, cujo projeto museográfico e de vídeos é do arquiteto e designer Gringo Cárdia, que esteve em Diamantina na primeira edição do Festival de História em 2011. Narrados pelos artistas Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Maria Bethânia, Regina Casé, Seu Jorge, Vera Holtz e Wagner Moura, os 11 vídeos usam técnicas modernas de computação, que transformam imagens, documentos históricos, ilustrações, desenhos e pinturas em maquetes 3D e animações. Além de duas salas para exibição dos vídeos, o caminhão possui um espaço com seis computadores e acesso à internet, monitor interativo e biblioteca com livros sobre arte, fotografia, geografia, costumes e tradições.
Canal fHist
Em www.youtube.com/fhist2011, estão disponíveis os depoimentos de curadores e parceiros do fHist sobre a importância do Festival para a história, a cultura e a democratização dos conhecimentos no Brasil. Entre os depoimentos em vídeo postados estão as da educadora Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, da historiadora Júnia Furtado, da UFMG, e de Luiz Torelly e Michelle Arroyo, do IPHAN. A pró-reitora da UEMG, Vânia Costa, e a professora Mônica Liz Miranda, da UFVJM, também deixaram a sua mensagem sobre o Festival de História.