O verão do ano de 1976 em Diamanitna
No verão do ano de 1976, as chuvas estavam abundantes na região sudeste do Brasil, principalmente no Baixo Médio e Alto Jequitinhonha, onde Diamantina está inserida.
Os rios afluentes do Jequitinhonha tansbordaram fazendo com que o Jequitinhonha saísse da sua calha e invadisse as comunidades ribeirinhas como: Mendanha, Maria Nunes e outras.
Aqui na terra de Chica da Silva a chuva não parava, as estradas que davam acesso á cidade presépio, estavam impraticáveis. Os caminmhos de transporte de cargas ficaram estacionados no Largo Dom João, em frente ao Cine Esplanada.
O bairro do Rio Grande foi acometido por uma grande enchente, ocasionada pelo rio que desce do Caminho dos Escravos. Esta enchente inundou parte da horta do Pão de Santo Antônio, o Largo e a região das Biquinhas, onde as lavadeiras acostumavam lavar as roupas. Algumas casas ficavam á beira do rio também foram levadas pela violência das águas.
Na cidade alta, as chuvas também fizeram estragos. No bairro da Vila Operária, onde passava a linha férrea, enchente ao antigo Matadouro Municipal (hoje sindicatoda construção civil), houve um grande bolsão de água, ocasionado pelo represamento da água pelos trilhos da Central.
Os valorosos policiais do 3º BCM e opérarios da Prefeitura conseguiram abrir o leito da estrada de ferro, escoando a água. O prefeito municipal da época, decretou calamidade pública na terra de JK.