Os moinhos de Diamantina

14-01-2011 09:19

  Em Diamantina e região sempre existiram inúmeros moinhos para produzir fubá. O mais famoso deles era o moinho da escola Irmã Luíza, o qual deu um nome a um beco, o Beco do Moinho, que aliás, foi desmanchado inesplicávelmente. Este moinho era acentado á beira do rio do Rio Grande onde grande quantidade de milho virava fubá de primeiríssima qualidade, que na sua totalidade era utilizado na escola da Irmã Luíza, na confecção de alimentos para a garotada, como: bolos, bolachas e o mingau.

    Outro moinho que stá na nossa memória indelével é o moinho de D. Lozinha, lá nas Bicas. O moinho era acentado em uma vertente do rio das Bicas, que naquela época não era assoriado.

    Quantas vezes passavamos horas inteiras observando o senhor Manuelzinho enchendo a moega de milho, para ser transformado em fubá e ver a pedra rodar num giro frenético impulsionada pela força da água, saída da citílha.

    Era um espetáculo fabuloso.

    O melhor da festa viria á noitinha, quando sorviámos um delicioso minguau de fubá de moinho d'água "sarapicado" com pedaços de queijo, comprado na venda de Oscar Lopes, era uma delícia, principalmente nas noites friorentas da nossa querida Diamantina.

    É penas que os diamantinenses de hoje, não podem participar destas coisas, pois devido a imposição do capitalismo e o número grande de pessoas, absorvem os alimentos industrializados, como por exemplo o fubá.