Que é do toucinho daqui! brincadeira de criança

02-01-2011 08:08

     Eu me lembro quando era criança adorava quando minha mãe fazia esta brincadeira. Pegava a minha mão em suas mãos, apontava a sua palma aberta e perguntava, de repente: - Quê é do toucinho daqui?

- e eu respondia contente e feliz com um enorme sorriso: - O gato comeu!

Ela tomava, rindo, a perguntar: - Quê é do gato?

- e eu respondia, depois de pensar: - "Foi p'ra o mato!"

- Quê é do mato?

- O fogo queimou?

- Quê é do fogo?

- A água apagou!

- Quê é de água?  - minha mãe perguntava; eu não sabia, ficava enrolando, guaguejava, e respondia:

- Está pondo ovo!

- Minha mãe, com um sorriso suave e caridoso, me corrigia:

- Não, meu filho, a água o boi bebeu,

- E quê é do boi?

Do boi eu me lembrava e lhe dizia: Está amassando capim!

No fim do brinquedo, minha mãe indagava:

- Que é do povo?

Eu não sabia responder, e então minha mãe, me fazendo cócegas, dizia, rindo: - Foi por aqui... por aqui... e fazendo cócegas pelo meu braços afora, no peito e na barriga, e eu deitava de tanto rir.