vários coisas

15-12-2010 20:12

 Em Diamantina as serenatas eram chamadas de Castelo.

    O nome Capistrana foi dado devido as grandes lages de pedras colocadas no centro dos calçamentos das ruas de Diamantina. No meio dessas lages formava uma grande passarela, onde aos sábados e domingos, ás pessoas passeavam no centro a cidade desfilando em cima dessas lajotas de pedras largas, pois ao lado dela era constituído do famoso calçamento "pé de moleque", que dificuldavam as pessoas se locomoverem neste calçamento, principalmente quando estavam calçadas de solto alto. Era um terror. Estas lages ficaram com o nome de Capistrana, onde as pessoas também aproveitavam para conhecer os rapazes e as moças e se fletarem, que ás vezes terminavam em casamento.

    Os piqueniques em Diamantina eram feitos aos córregos do Rio Grande, principalmente na Serra do Barão e na Lapa do Claúdio. Já no poço que desce próximo ao Caminho dos Escravos, próximo ao Bairro do Glória, conhecido como Rio das Pedras, eram o poço onde muitos rapazes nadavam nus. As mães proibiam das meninas irem lá, pois poderiam ver "coisas". Outro ponto também que eram realizados piqueniques pelas famílias diamantinenses era Córrego da Pedra Grande, depois sendo ponto de passeio e lazer para as meninas do internato do Colégio Diamantinense.

    Também nos rios da Prata e dos Brocotós, no fundo do Seminário eram pontos de natação dos garotos de Diamantina.

    O ponto Chic mais frequentado em Diamantina nos finais do século XIX e meados do século XX era a loja do Mota, conhecido como "O Grande Empório do Norte", de Mota & Companhia.

    Na seca do ano de 1890, morreu muita gente de fome, desde o município de Diamantina até o extremo Norte de Minas. A Prefeitura de Diamantina para aliviar o sofrimento e a antropofagia, improvisou uma cozinha no seu pátio para atender as vítimas do flagelo da fome.